Correio Popular Notícia



Transtorno na conta de luz

Data da notícia: 20/04/2012
Foto:

>Para a maioria dos consumidores, a conta tem chegado com atraso
(Josias Brito) Os consumidores de energia elétrica de Ji-Paraná começaram a receberem os talões em casa nesta semana, mas com atraso e multa para pagar. Desde 23 de fevereiro deste ano que a empresa Control Construções Ltda é a responsável pela leitura e emissão da fatura. Mas, tem feito isso apenas no papel já que para a grande maioria de consumidores, a conta tem chegado, via correios, com atraso e o usuário precisa arcar com os juros e multas. A Eletrobras Distribuidora Rondônia informou que até o final deste mês, a Control terá que normalizar o atendimento aos consumidores. A falta de emissão dos talões de energia tem causado transtorno e prejuízos aos moradores do município.
[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20120421d.jpg[/IMG] Segundo o representante comercial Carlos Almeida Santana, que reside no Bairro São Francisco, em Ji-Paraná, até o momento, ele não recebeu a conta de luz do mês de fevereiro e nem a de março. No caso do bairro Casa Preta, Centro, Bela Vista e Dois de Abril, os moradores já receberam os talões, mas o do mês de abril, ficando para trás o de março.
A população continua revoltada com a falta de informações da Eletrobras, pois não disponibilizou meios para resolver o problema. Conforme Maria Aparecida, ela procurou a central de atendimento da empresa que fica no Centro de Ji-Paraná para retirada da segunda via do talão de março. ?Ao chegar no local, peguei a senha e, juntamente com mais de 100 pessoas, fiquei esperando a minha vez para ser atendida. Durante minha estadia no local, pude observar que uma pessoa foi até um equipamento eletrônico e retirou a segunda via, sem precisar de senha e nem esperar pelo atendimento. Fiquei revoltada com a situação, pois não sabia que existia este tipo de procedimento e estava esperando há quase uma hora para ser atendida, sendo que com menos de 5 minutos consegui retirar a segunda via e pagar minha conta?, frisou, destacando que o Estado de Rondônia teria que ter outra empresa concorrente para fornecer energia.
Maria destacou que a empresa mudou de nome, mudou de comando, mas a péssima qualidade dos serviços e o descaso com os consumidores continua o mesmo de sempre. A moradora reclamou que a empresa não está enviando a conta de energia em tempo hábil, além de não fazer a leitura do medidor e estabelecer uma estimativa de consumo bem acima do normal. ?Não conseguir fazer a impressão do boleto através do site da empresa www.ceron.com.br já que a emissão da 2ª via não funciona e, acabei esperando horas na fila da empresa para depois descobrir que o sistema de atendimento possibilita a retirada da segunda via pelo próprio consumidor?, ressaltou.

[B]DIREITO [/B]? O Órgão de Defesa do Consumidor destaca que numa conta que tem que ser paga, além de todos os impostos que já são pagos, o consumidor tem que pagar multas absurdas em tudo, inclusive pelo atraso de uma conta que não foi entregue em tempo hábil para o pagamento. A entidade alerta para o usuário ficar atento, faltando cinco a seis dias para o vencimento de uma conta, e ela ainda não chegou, peça imediatamente uma segunda via, não corra o risco de no dia do vencimento ainda não ter a conta em mãos.
Para cada conta existe um órgão regulador e com a conta de luz não é diferente. As companhias tem como obrigação, fornecer em tempo hábil contas ou segundas vias de contas para o posterior pagamento, e todas as contas tem que vir com todas as especificações, devem ser amplas e muito bem esclarecidas. Caso tenha alguma dúvida, existem departamentos responsáveis para esclarecimentos, on line ou através do serviços de Ouvidoria ao cliente.
Também existem os telefones 0800 para todo tipo de serviços concernentes à sua necessidade.
O Procon alerta que sempre que necessário, o consumidor deve solicitar ao órgão responsável a segunda via de sua conta para que não sofra penalidades por atraso ou falta de pagamento.

Fonte:






Noticia vista 1452 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.